15/10/2011

Pan-Americano do México é aberto com festa e espetáculo de luz


Os XVI Jogos Pan-Americanos foram oficialmente abertos na noite de sexta-feira em Guadalajara (México). Cerca de 45 mil pessoas acompanharam a cerimônia de abertua do maior evento esportivo do continente no estádio Omnilife. A festa foi marcada pela alegria e pela beleza das apresentações.
No início, o cantor popular Vicente Fernández interpretou o hino nacional mexicano. Em seguida, um espetáculo de música mexicana, com os tradicionais "mariachis". O desfile das delegações encerrou a primeira parte da cerimônia: os 42 países entraram no estádio.
Além do México e da Venezuela, os brasileiros foram os mais aplaudidos pelo público presente. O porta-bandeira, o mesa-tenista Hugo Hoyama, estava visivelmente emocionado. Após irem para os lugares reservados, os integrantes da delegação do Brasil continuavam com a festa, fazendo "ola" e "trem da alegria". A delegação dos Estados Unidos também estava animada, mas foi recebida com pouco entusiasmo pela torcida mexicana.
Depois, foi a vez dos pronunciamentos oficiais: o presidente do México, Felipe Calderón, declarou o Pan oficialmente aberto, seguido pelo juramento dos atletas, dos árbitros e ainda pelo hasteamento das bandeiras oficiais do Comitê Olímpico Internacional (COI) e da Organização Desportiva Pan-Americana (Odepa).
Na parte musical, o grupo Maná (natural de Guadalajara) e o cantor colombiano Juanes fizeram seus espetáculos. Foi um show de luzes, acrobaciais e homenagens para os maiores artistas mexicanos, como os pintores Diego Rivera e Frida Khalo.
Um dos momentos mais marcantes foi a espera sobre quem acenderia a pira pan-americana. O mistério foi desfeito no fim da cerimônia: pendurada por uma corda e simulando um voo, a saltadora Paula Fernandez acendeu o estopim que levou o fogo até a pira montada na cobertura do estádio. Para encerrar, Alejandro Fernandez cantou o hino oficial dos Jogos, sob um espetáculo de fogos de artifício. As competições esportivas começam neste sábado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário