Dicas de treinamentos e alimentação


Soja - Os poderes da soja


Soja - Os poderes da soja

ALÉM DE PREVENIR DOENÇAS, A SOJA AINDA É MUITO SAUDÁVEL PARA O ORGANISMO!

Soja - Os poderes da soja
Ao falarmos de alimentos funcionais lembramos logo da soja, uma leguminosa nutritiva, fonte de proteínas, ferro e minerais, que atua na prevenção de doenças cardiovasculares, do câncer de próstata e do câncer de mama e muitas outras.
A soja é cultivada na China, há mais de 5 mil anos e já foi considerada uma das 5 plantas sagradas na época. Mas ficou conhecida mundialmente há poucos anos, quando descobriram os benefícios que ela traz para a saúde e a versatilidade de pratos que proporciona.
Um dos alimentos mais cultivados e mais pesquisados no mundo é a soja que além de tudo é muito saudável. Esta leguminosa pode ser utilizada como soja fresca, semente de soja seca, leite de soja, nozes de soja, tofu, carne de soja, farinha de soja e muito mais.
Além desta gama de cardápios a soja regulariza o ciclo menstrual, alivia os sintomas da menopausa, reduz o colesterol, a diabetes, previne arteriosclerose, o mal de Alzheimer, trombose, osteoporose, insuficiência renal, diarreia e alergia infantil, e claro como já foi dito previne doenças cardiovasculares, o câncer de próstata e de mama.
A soja ainda provoca uma rapidez na recuperação muscular sendo usada pelos atletas. Precisa de mais algum motivo para incluir a soja em suas refeições diárias?
Fonte: atletx.com

A prática de exercício melhora o sono


A prática de exercício melhora o sono

UMA VIDA COM SAÚDE COMEÇA COM UM SONO ADEQUADO. A PRÁTICA DE EXERCÍCIOS FÍSICOS AJUDA O CORPO A TER UM SONO MAIS TRANQUILO.

Por Atletx.com
A prática de exercício melhora o sono
Cada vez mais pessoas descobrem que fazer exercícios é bom pra a saúde, que eles ajudam a emagrecer e a evitar algumas doenças. O que nem todos sabem é que além de tudo isso o exercício é bom para o sono e ajuda quem tem insônia. Lembra quando éramos crianças corríamos muito e ao final do dia dormíamos como anjos? Isso acontecia graças a uma boa carga de exercícios, com os adultos não é diferente.
Quem dorme pouco pode ter uma demanda de trabalho muito grande, na empresa ou no caso dos adolescentes na escola, pode ter muitas preocupações, usar medicamentos, além disso, o estilo de vida interfere muito na qualidade do sono.
Um sono fragmentado é aquele de quantidade e qualidade inadequadas, ou seja, uma pessoa acostumada a dormir oito horas diárias, quando não consegue dormir por causa de um trabalho, passa a se sentir mal, fica irritada, desatenta, dentre outras coisas.  A insônia é um problema de saúde e como os outros, deve ser tratada. Mas, infelizmente, não existe uma fórmula que possa se adequar a todas as pessoas. Cada pessoa precisa de um tipo de tratamento.
Ultimamente ao invés de receitar remédio para pessoas com insônia os médicos receitam exercícios. Alguns casos, claro, precisam de indutores do sono, ansiolíticos ou antidepressivos. Mas fazer atividades físicas que liberam endorfina, como correr e nadar causam um bem estar fundamental para uma boa noite de sono.
Praticar uma atividade física adequada para o seu organismo ajuda a melhorar a qualidade e a quantidade do sono, o individuo fica mais tempo na parte mais profunda do sono, recuperando o cansaço físico do corpo. Mas a pratica deve ser constante, no mínimo três vezes por semana, assim a pessoa se torna muito saudável.
A corrida é muito eficiente no combate o sono, mas correr muito perto da hora de dormir talvez não traga o mesmo resultado. A exaustão, treinar mais do que o corpo suporta, pode prejudicar o sono. E é durante o sono que o organismo se recupera. Para melhorar basta treinar um pouco menos, ou seja, diminuir a intensidade do treino e não treinar muito tarde.

Corrida: está na moda correr descalço


Corrida: está na moda correr descalço

CORRER DESCALÇO ESTÁ NA MODA E ALGUNS ESTUDOS APONTAM QUE O TÊNIS LIMITA ALGUNS MOVIMENTOS DOS PÉS, SOBRECARREGANDO AS ARTICULAÇÕES.

Por Atletx.com
Corrida: está na moda correr descalço
Seguindo dicas do autor Christopher McDougall, do livro “Born to Run” (Nascido para correr), muitos corredores estão adotando a prática de correr descalços. O assunto ainda é muito controverso entre especialistas.
A não utilização de tênis modernos com amortecimento propicia um melhor desenvolvimento das articulações responsáveis pela locomoção. Especialistas, que defendem a corrida descalça, comentam que o número de atletas lesionados continua estável desde o início da década de 70. Nessa época foram desenvolvidos os primeiros calçados esportivos para corrida.
Algumas lesões, como de joelho e tendão de Aquiles aumentaram com a evolução dos tênis. Professor de biologia evolucionária humana da Universidade de Harvard, Daniel E. Lieberman comenta a evolução dos calçados: "Não há muitas evidências de que os calçados de corrida fizeram as pessoas melhorarem".
Alguns especialistas famosos compraram uma grande briga quando afirmaram que quanto mais caro o calçado, mais lesões ele causará no nosso corpo.
Nem tudo é consenso. Alguns médicos ortopedistas afirmam que mais de 95% dos corredores necessitam de correções e suportes no calçado, por não possuírem uma biomecânica perfeita da passada. Esses ortopedistas defendem ainda que o não uso de tênis na corrida irão trazer lesões graves para os atletas.
Para entender um pouco mais sobre a polêmica, as figuras abaixo indicam algumas diferenças na biomecânica da passada com e sem o tênis.
DESCALÇO
Evolução da passada sem a utilização de calçados durante a corrida.
Evolução da passada sem a utilização de calçados na corrida.
A evolução do corpo humano indica uma forte mudança para facilitar a corrida. Na figura acima, observa-se que o meio do pé entra em contato com o solo antes do calcanhar. Só então a sola irá encontra o solo. O fim da passada é a impulsão realizada pelos dedos. Para acompanhar o movimento, os joelhos se dobram e a corrida fica com passos mais curtos.
COM TÊNIS
Evolução da passada com a utilização de tênis.
Evolução da passada utilizando tênis.
Com a utilização de calçados, o calcanhar é o primeiro a tocar o solo. A rígida sola do calçado não possibilita o trabalho dos dedos na impulsão. Esse trabalho de impulsão ficará para as pernas, especialmente os joelhos. Justamente os joelhos, onde os críticos dos calçados indicam que as principais lesões ocorrem.
A solução encontrada para correr com os benefícios do pé descalço, porém com proteção são as sapatilhas de 5 dedos.
Detalhe do calçado Fivefingers para corrida.
Detalhe do calçado Fivefingers para corrida.
Calçado para corrida. Protege o pé e simula passada descalça.
Calçado para corrida que protege o pé e simula passada descalça.

Fonte: atletx.com

Correr na esteira ou na rua? Vantagens e desvantagens


Correr na esteira ou na rua? Vantagens e desvantagens

CONHEÇAS AS VANTAGENS E AS DESVANTAGENS DE CORRER NA RUA E NA ESTEIRA

Correr na esteira ou na rua? Vantagens e desvantagens
Admirar as paisagens das ruas ou entrar no ritmo de uma academia? Correr atento a tudo que acontece ao seu redor ou apenas correr curtindo a música de uma academia? Essas são dúvidas que só você pode responder, porque dependem do seu gosto. Aqui vamos mostrar as vantagens e desvantagens de correr na esteira e na rua.
Pessoas que querem perder peso, lesionadas ou que querem um acompanhamento preferem a academia. Pessoas que não gostam da monotonia, que gostam de observar paisagens ou que não querem pagar uma academia, preferem as ruas.
A esteira permite que o atleta controle afrequência cardíaca, o ritmo, as passadas. Alguns atletas correm de maneira errada e se tiver um espelho em frente a esteira, ele pode observar os seus erros e até corrigi-los. A postura durante a corrida é um bom exemplo que permite correção. Na esteira o atleta também não sofre com as mudanças climáticas como o sol, o frio, a chuva e o vento. A falta do vento pode elevar a temperatura corporal, a frequência cardíaca e a desidratação, por isso as academias colocam ventiladores em frente às esteiras.
O impacto causado pela corrida na esteira é bem menor do que nas ruas. Na esteira, o corpo sofre impacto de aproximadamente 70% do peso corporal. Nas ruas, principalmente no asfalto, o corpo sente o impacto do dobro do peso corporal, é claro que o atleta pode aprender a sofrer menos impactos, mas mesmo assim nas ruas o impacto ainda é maior. Além do mais, na rua o atleta pode perder o ritmo e na esteira, ele mantém o mesmo ritmo por mais tempo.
Diversas formas de treino também podem ser usadas na esteira, como: fartlek, corrida em ladeira, intervalado e longas distâncias. As esteiras de hoje possuem motores potentes, velocidade, inclinação e até programas pré-estabelecidos. Mesmo com tantas vantagens é preciso cuidado. Quando estiver correndo e resolver parar, vá parando aos poucos, diminuindo a velocidade devagar e apenas desça da esteira quando ela já não estiver mais em movimento, você pode sentir tonturas momentâneas.
Por ser muito segura, a esteira não permite essas preocupações necessárias durante uma competição. Correr na rua é bom para desenvolver a coordenação motora, a noção espacial e prever qualquer situação de perigo. Nas ruas precisa-se de atenção redobrada. Os atletas que participam de corridas de rua devem ficar atentos e apenas usar a esteira em alguns treinos, pois só a rua permite que ele se acostume com as mudanças de piso e se prepare.
Fonte: atletx.com

Casos de Doping nas Olimpíadas


Casos de Doping nas Olimpíadas

INFELIZMENTE, A BUSCA DESESPERADA PELA MEDALHA DE OURO LEVA OS ATLETAS AO DOPING. DURANTE AS OLIMPÍADAS NÃO É DIFERENTE

Casos de Doping nas Olimpíadas
O doping é um problema que persegue as Olimpíadas há muitos anos. Todos os atletas se empenham em buscar a medalha de ouro, porém alguns usam medicamentos em busca de resultados e aumento do desempenho durante as provas. Infelizmente essa disputa pela medalha contradiz a importância de uma olimpíada que é competir e não apenas ganhar.
As olimpíadas ocorrem a cada quatro anos e reúnem atletas de quase todos os países do mundo. Os atletas competem em várias categorias, como: natação, futebol, vôlei, basquete, ginástica olímpica, judô, dentre outras. Os primeiros jogos olímpicos aconteceram na Grécia Antiga no ano de 776 a.C., mas foram proibidos em 393 d.C.. Voltaram a acontecer somente no ano de 1896 e depois deste ano só foram interrompidos durante a 1ª e a 2ª Guerra Mundial.
Os problemas de doping nas Olimpíadas são a 1936, mas começou a ser controlado em 1967. Em 1904, o americano Thomas Hicks, vencedor da Maratona Olímpica, foi pego no doping pois havia tomado doses de estricnina e conhaque para aguentar o desgaste físico. No ano de 1960, o atleta Knut Jensen morreu durante uma competição internacional de ciclismo, o Giro Dítália, a partir disso, o Comitê Olímpico Internacional, COI, estabeleceu como obrigatório o exame antidoping nos Jogos Olímpicos.
Considera-se doping a utilização de substâncias ou métodos capazes de aumentar artificialmente o desempenho esportivo. Nos últimos anos foram registrados vários escândalos de doping. O COI seleciona os atletas aleatoriamente para fazer o exame. Existe um controle nas competições, que é realizado após o termino de uma prova e o controle fora de competição que pode ser feito a qualquer momento. O terceiro tipo de teste é feito minutos antes da competição e é mais frequente no ciclismo e em esportes de inverno como a patinação. Para os testes, podem ser feitos exames de sangue ou de urina.
No caso do hipismo, o teste é feito no cavalo. Em 2004, o irlandês Cian O’Connor ganhou o ouro, mas o teste de seu cavalo acusou o uso de substância proibida e assim a medalha de ouro ficou com o brasileiro Rodrigo Pessoa, que havia terminado a prova em segundo lugar.
Na história do atletismo olímpico, o caso mais marcante foi o do velocista canadense Ben Johnson. Em 1988, ele foi recordista mundial nos 100 metros rasos em Seul, mas teve a medalha cassada depois da descoberta de uso de anabolizantes. Outro episódio que chamou a atenção foi o da americana Marion Jones, que ganhou cinco medalhas em Sydney-2000, as medalhas foram retiradas quando ela admitiu estar dopada na competição.
Esses foram alguns casos famosos de doping nas olimpíadas.
Fonte: Atletx.com

Fortalecimento da panturrilha melhora sua corrida


Fortalecimento da panturrilha melhora sua corrida

TRABALHAR A PANTURRILHA DURANTE A MUSCULAÇÃO PODE MELHORAR SUA CORRIDA E DIMINUIR O RISCO DE LESÕES


Fortalecimento da panturrilha melhora sua corrida
Cada vez mais homens e mulheres querem fortalecer a panturrilha, popularmente conhecida como batata da perna. As pessoas se preocupam muito em fazer exercícios de panturrilha para fortalecê-las, tornando-as mais bonitas para usarem bermudas, minissaias ou vestidos. Mas se esquecem de fazer um bom alongamento antes do exercício. Alongar antes de qualquer exercício pode evitar câimbras.
Exercícios como leg press, gêmeos sentados, gêmeos em pé, gêmeos no step, gêmeos no bosu e gêmeos agachado são indicados para quem quer fortalecer a panturrilha. Muitas séries e poucas repetições fazem com que a pessoa ganhe massa muscular, já quem quer diminuir o tamanho das panturrilhas ou apenas enrijecê-las precisa fazer poucas series e muitas repetições.

A panturrilha é responsável pela força inicial e final das pisadas. Durante uma simples caminhada, sentimos apenas metade do peso do corpo, porém durante a corrida sentimos três vezes mais o peso. Para fortalecer a panturrilha é preciso fazer exercícios de alongamento e de sobrecarga. A panturrilha fortalecida ajuda a evitar lesões durante a corrida. Quando a panturrilha esta enfraquecida todo o impacto vai para os joelhos, causando vários danos a essa articulação.A panturrilha impulsiona o sangue dos membros inferiores para os superiores. Quando a panturrilha esta fortalecida o processo de circulação é mais rápido. Este grupo muscular sustenta as pessoas em pé e trabalha muito durante uma caminhada, imagine em uma corrida. A panturrilha é uma das regiões mais utilizadas pelos corredores, é responsável por receber todos os impactos da corrida e por sustentar o joelho.

Fonte: Atletx
 

Dieta dos pontos


A dieta dos pontos surge para facilitar o controle de calorias na alimentação do dia a dia.

Dieta dos pontos
Uma das dietas mais indicadas hoje em dia é a dieta dos pontos. A dieta dos pontos funciona da seguinte maneira: ao invés de contar as calorias que você ingeriu, você deve contar os pontos que você consumiu.
Como assim? Cada ponto equivale cerca de 3,6 calorias e cada alimento tem uma quantidade de pontos que devem ser somados ao longo do dia para saber qual o total de pontos que você ingeriu naquele dia.
Outra vantagem da dieta dos pontos é que nela você pode comer o que quiser desde que some os pontos e chegue ao valor indicado. Assim é mais fácil para não abandonar a dieta. Ao final do dia as mulheres devem ter cerca de 300 pontos, já os homens podem somar aproximadamente 400 pontos.
Esta dieta visa uma dieta de qualidade e de variedade, o que gera uma reeducação alimentar porque você passa a conhecer o valor de cada alimento que consome. As pessoas só têm problemas no começo da dieta quando ainda não sabem o valor dos alimentos e quais valem mais ou menos pontos.
Um pesquisador da USP, o Dr. Alfredo Halpern, explica que o sistema de pontos deve funcionar como uma filosofia e não como uma dieta. Antigamente as dietas propunham uma rotina alimentar que acabava não durando por muito tempo, pois as pessoas ficam enjoadas de comer a mesma coisa todos os dias. Diante deste impasse é que surgiu a ideia da dieta dos pontos em que as pessoas poderiam comer de tudo e variar o cardápio sempre que quisessem.
Assim o doutor começou a catalogar os alimentos, colocando uma quantidade de pontos para cada alimento. De acordo com o peso, a altura, a idade, o sexo, os hábitos alimentares e o tipo de atividade física que a pessoa pratica, um nutricionista pode identificar a quantidade de pontos necessários para aquela pessoa.
Na dieta dos pontos se você ultrapassar muitos pontos em um dia, pode reduzir os pontos do dia seguinte, por isso, dá pra comer uma feijoada no domingo e na segunda ser um pouco mais light. Diferente das outras dietas que se você comer uma feijoada, acaba saindo da dieta e quebrando o regime, e por fim desistindo do regime.
O único problema da dieta dos pontos é que as pessoas visam muito os pontos (atribuídos as calorias) e esquecem o valor nutricional dos alimentos. E o corpo não pode ser privado de nutrientes, pois são os nutrientes que ajudam o organismo a funcionar corretamente. Então mesmo com a dieta dos pontos é preciso ficar atento para fazer uma dieta variada, mas equilibrada e saudável.

Fonte: Atletx